sexta-feira, 26 de novembro de 2021

QUAL O PAPEL DE DEUS QUANDO SOFREMOS UMA DECEPÇÃO?

 Precisamos seguir a vida, temos que ir em frente, ou seja, a vida precisa continuar!

Você pode estar pensando agora: Mais Eliana, isso é teoria. Na prática é muito difícil erguer a cabeça.

Sim, minha gente! Eu não estou passando o que algumas pessoas que verão esse vídeo estão passando.

Porém isso é preciso colocar em prática, porque a única opção que você tem é continuar.

É complicado falar em seguir quando você olha para trás e vê tudo que você fez, tudo que viveu. Tudo que foi dito, tudo que foi prometido, e ver tudo despedaçado.

Tivemos uma história, vivemos momentos bons, formamos uma família, tivemos filhos e tudo aquilo que vivemos foi por água abaixo.

A vontade que dá é pegar tudo aquilo e trazer para você novamente.

Porém nos não temos o poder de arrastar para sempre tudo aquilo que nós tínhamos no começo.

A máquina chamada vida, não funciona desse jeito. A gente faz, e a gente perde. Nós não percebemos, porém ganhamos mais do que perdemos.

Só que quando a gente perde, sentimos muito mais do que quando ganha.

É muito louco tudo isso, nós conquistamos e de repente nos tomam, desaparece.

O passado é o resto de um defunto que há tempos já foi sepultado e dele nós só podemos trazer lembranças. E ninguém vive de lembranças, ou melhor, lembranças só atrapalham a nossa vida.

É por isso que é importante fazer o ho’oponopono para limpeza de memorias, porque memórias são lembranças.

Nós vivemos sim, de lutas, de conquistas. E nós vivemos de perdas também, porém é preciso matar esse defunto chamado passado.

Você pode estar dizendo agora: Poxa Eliana você pegou pesado agora. Matar esse defunto?

Sabe por que me refiro assim?

Porque se você não mata esse passado, esse defunto fica dentro de você .

Eu não digo que você irá esquecer completamente porque nós não somos um computador que aperta o delete e pronto apagou tudo.

Porém é preciso lembrar daquele passado sem se magoar, aquele passado não pode te magoar msis.

Ele fez parte da sua vida, ele foi bom para você por um tempo, porém você não tem mais ele hoje, o nome já te diz “passado”, passou. Ele apenas vive dentro de você, e enquanto você não matar esse passado, o futuro não vai nascer.

É difícil a gente encarar a perca, é difícil abrir a gaiola e deixar aquele passarinho ir embora, sendo que você estava acostumado com aquela canção todos os dias.

Isso dói, é um aperto dentro da gente. Dói ombro, cabeça, coração, tudo dói, tudo pesa, tudo sofre.

E não adianta também em um estalar de dedos querer resolver tudo. Então hoje eu te convido a realinhar os seus ombros, erguer a sua cabeça e olhar para frente, olhar para o horizonte porque senão o seu futuro não vai chegar.

Lógico que a gente não esquece de uma hora para outra, não é assim.

Porém quando decidimos nos realinhar, se reerguer, já conseguimos dar o primeiro passo.

É devagarzinho gente, é seguindo. Só existe um caminho, é à frente, é seguir adiante.

Você não perdeu, você apenas teve aquilo por um tempo e não tem mais.

Porque você perde quando olha para trás e diz: não valei à pena, jamais eu deveria ter passado por aquilo.

Mais não, você viveu aquilo por um tempo que te fez bem, porém hoje não faz mais parte da sua vida.

Então o melhor é agradecer por aquele tempo que tudo que você teve, te fez bem.

Sabe por que? Porque tem um monte de gente por aí que sequer tem o que agradecer, sequer tem o que lembrar.

Tem gente que tem do que sentir saudade, isso sim é perca, eu tive coisas boas na minha vida e hoje não tenho mais.

Isso é muito diferente do que dizer: Eliana, eu nunca tive. Não ter mais é diferente de nunca ter tido. Fez sentido para vocês?

Então agora é hora de levantar outra vez, começar de novo. E quantas vezes for preciso, você cair, levantar e recomeçar você vai fazer isso.

Sabe por que?

Porque ninguém pode fazer isso, só você. E você vai conseguir. Você vai conseguir tudo de melhor de volta, porque você não é uma pessoa derrotada.

Passe a olhar um pouquinho na plantação da sua vida. Lógico que existem sementes que a gente perde.

Porém analise melhor as sementes que você plantou, quanta coisa boa ainda tem para você colher?

Tudo nessa vida tem começo e meio. O fim é só para quem não enxerga o recomeço.

Agora você pode me perguntar: Eliana o que cura uma mágoa, o que cura uma decepção, uma perda?

Será que é o tempo, a descoberta de outros prazeres que fazem esquecer o passado?

Porque quando a gente sofre uma decepção, a gente não consegue tirar o foco, a gente fica 24 horas por dia pensando naquilo que fez a gente se decepcionar, se magoar. Não é bem assim que acontece?

Então o que seria o caminho para sair disso? Novos prazeres, novos afazeres, remédios.

Como será que faz para curar aquilo que derrubou, te magoou, te machucou, te dilacerou por dentro?

Gente, é impressionante! Quantas dores surgem todos os dias, quantas dúvidas as pessoas me trazem todos os dias. Quantas dores eu mesma passo, e daí a gente para para pensar como os problemas não acabam.

E de experiencia própria eu te digo que para você renascer, para você reviver após uma decepção, é através de Deus. É através da comunhão, do reencontro com a fonte criadora, com o Eu em ação que existe dentro de cada um de nós. Não tem outra saída, só Deus, vai transformar, renovar, reformar aquilo que não tinha saída.

Deus. Nova vida, novos prazeres, felicidade outra vez.

Não existe novos caminhos sem Deus, não existe remédio que o homem te receite que te levará a paz e a felicidade que você encontrará com Deus. Não existe nada nesse mundo que lhe traga a plenitude que não seja Deus.

Quantas e quantas vezes na vida você já passou por obstáculos que pensou que não iria superar? Quantas vezes você sentiu na pele a dor da perda, e você pensou que jamais iria deixar de sentir. Por mais que você tentasse esquecer, você não conseguia se livrar dessa dor.

Quantas vezes você pensou que as suas lágrimas jamais iriam cessar?

Quantas vezes você já pensou em desistir da sua própria vida? Não dá mais, não dá mais, não dá mais, eu vou desistir.

Porém se você parar para pensar aquelas dores passarão, aquela dor passou, aquelas lágrimas secaram. E você ainda não percebeu.

Eu não sei qual é o momento que você está passando agora, porém eu posso te dizer que assim como os dias bons, os dias ruins também se acabam.

Precisamos entender de uma vez por todas que nós sem Deus não somos nada. 

Daí vem a questão da fé!

Você pode me dizer: Eliana, eu oro tanto, faço tanto ho’oponopono, eu vou na igreja.

Reflita comigo: “ nós somos um corpo fechado. Um corpo fechado é como uma casa. Se eu quero receber uma visita na minha casa, eu preciso limpar a minha casa. Eu tenho que abrir a porta e dizer para a visita: entra, fique a vontade!

Muitas vezes a pessoa me diz que faz oração, faz ho’oponopono, faz limpezas, porém será que o corpo dessa pessoa está aberto, será que a casa dela está aberta para receber Deus?

Vejam uma metáfora: 

Imagine uma pessoa que vai te visitar e lá no seu portão a pessoa diz, oi eu cheguei! E você fala entra, eu estava te esperando, como eu te esperei. Porém você não levanta do sofá para destrancar a porta. Como essa pessoa vai entrar?

A oração é assim, a fé é assim! Você está louco que Deus entre na sua vida, daí você fala, entra. Mais se você não tira o cadeado do portão, não tem como a visita entrar na sua casa.

A mesma coisa é com Deus, se você não destrancar a porta, não tirar o cadeado do portão, não tem como Deus entrar.

É nessa hora que precisamos usar a chave quântica para abrir o coração.

Então não adianta fazer milhares de orações se você não estiver aberto para Deus agir, entrar e fazer parte da sua casa, do seu corpo.

Nessa hora que é preciso se observar e ver se você está aberta de verdade.

Lembrando que nós precisamos ter consciência que recomeçar é necessário, porém não é fácil e principalmente quando você teve uma decepção na vida.

Porque se você se decepcionou com alguém é porque você amava aquele alguém e não é preciso ser exatamente amor de homem e mulher. Nós nos decepcionamos, com filhos, irmãos, marido, primos, avós, pais, amigos, portanto nós nos decepcionamos com pessoas que temos algum sentimento.

Independente de como foi essa decepção, quando você perde algo que ama, que seja apenas a confiança em alguém, a dor é inevitável.

E por não ser fácil, existem várias formas de reações.

Existem pessoas que se apegam naquela perca, naquele passado que não irá voltar mais, a pessoa fica presa ali e não consegue voltar na caminhada de antes. E essas pessoas são conhecidas como os deprimidos, elas caem em depressão e não tem forças mais para lutar.

E isso é um problema muito grave porque a dor faz morada no peito e você não consegue se livrar das lembranças. Só que nós temos ferramentas terapêuticas para nos livrar de tudo isso, basta você querer e procurar ajuda. Como eu disse, ninguém se ergue no por você.

Existem outras pessoas que para se livrar da dor começam focar em um futuro incerto, eles começam atirar para todo lado, esse são chamados de ansiosos. Essas pessoas começam a dizer se eu fizer isso vai melhorar, se eu fizer aquilo outro vai melhorar, fulano me disse que aquilo é bom, e essa pessoa passa focar num futuro incerto.

Recomeçar não é fácil, porém é necessário, pois não existe vida sem recomeço. Se pararmos para prestar atenção, todos os dias a gente recomeça. Porém nesse caso de decepção de mágoa, você pode falar para mim: Ah Eliana, eu tenho medo! Eu tenho medo de recomeçar e sofrer tudo de novo, viver aquilo tudo de novo, eu tenho medo de me sofrer de novo, me machucar de novo. O que eu faço?

Agora te faço uma pergunta: ficando deprimido, ficando ansiosa ou ansioso, você vai resolver o seu problema? Claro que não gente!

Um bebezinho só aprende andar, porque ele cai milhares de vezes até ele aprender andar. Porém aquele bebezinho desconhece o medo, ele cai e levanta.

É o medo que a sociedade impôs em nossa vida que nos impede de nos reerguer. Só que maior que o seu medo, é preciso você lembrar que tem um pai celestial, você tem uma presença divina ao seu lado.

Tudo que vem de deus brilha, não há dor que perpetue, não há lágrima que não seque, não existe queda que você não possa levantar.

Quando sofremos uma decepção precisamos focar que a nossa maior experiência, pode vir após a nossa maior frustração.

Quando se perde uma pessoa logo pensamos, como vou viver sem essa pessoa? Essa pessoa era minha vida. Essa pessoa era meu rumo, meu caminho, era meu amor.

E pode ser que a vida esteja te preparando algo tão grande, tão especial, tão maravilhoso, que precisou tirar algo que você achava imprescindível na sua vida.

Talvez agora você esteja passando por um momento de indecisão sem saber para onde ir, sem saber o que fazer, sem saber como recomeçar.

Você pode até estar passando por um momento de perca, mais você está vivo (a).

Porém se eu tenho Deus, se eu tenho um coração batendo aqui dentro do peito, eu preciso viver!

E o que é viver Eliana?

É buscar o caminho, é buscar um novo caminho, é fazer como Pedro fez quando a pescaria estava escassa, é jogar a rede de novo. Pedro não ficou se lamentando, murmurando porque não conseguia pescar nada, Pedro foi a luta na fé. Vou jogar minha rede de novo, ontem não deu pescaria, porém hoje vai dar, na fé pois Deus estava com ele.

Então pare de se limitar, de achar que você é uma pessoa azarada, que você é coitadinho porque foi traído (a), que você é vítima daquele problema, que o outro é culpado do seu problema.

Faça um novo tempo agora, do seu jeito. Agora é seu tempo, agora é você e você, ou seja, você e Deus.

E lembre-se: recomeçar não é continuar de onde você parou. Recomeçar é fazer tudo novo, de novo.

O mais legal do recomeço é que mesmo sem te conhecer eu posso perguntar assim: por onde você quer recomeçar? 

E você pode me dizer que é um novo emprego, novas pessoas, um novo amor, um novo caminho.

Olha que coisa bacana, quantas possibilidades nós temos para recomeçar. Você tem infinitas escolhas, infinitas opções, infinitas possibilidades e também tem um Deus que é infinito.

Isso gente é lindo demais, e mais gratificante ainda foi que eu tirei essas palavras lá do fundo, lá do meu íntimo, lá das minhas experiências para falar para vocês.

Reflitam bastante sobre tudo que eu falei aqui.

Eu vou falar uma coisa muito forte agora sem julgar ninguém:

Ansiedade e depressão são para quem tem pouca fé!



Sabe porque gente? Eu não posso ficar ansiosa se eu tiver muita fé, porque ansiedade é uma suspeita da força que Deus tem na minha vida.

Se eu acredito que Deus tem algo preparado para mim. Por que eu vou ficar ansiosa?

Se eu acredito que Deus toma conta da minha vida. Por que eu vou ficar depressiva?

Então pensem muito nisso lembrando que temos todas as ferramentas nas nossas mãos. Basta querer recomeçar, e tomar a decisão de abrir a porta da sua casa, da sua vida, para o recomeço chegar.

Deixe a divindade chegar e fazer toda revolução, trazer toda grandeza que aquela perda um dia tirou de você.

Dicas para elevar a autoestima após o fim de um relacionamento

Viva o luto pela relação

É natural que suas emoções passem por momentos de confusão, e você certamente sentirá saudades, tristeza, ansiedade, raiva, amor e medo.

 É importante identificar e entender cada um desses sentimentos e entrar em contato com eles, sem negá-los. Viver o luto pela relação e não tentar pular nenhuma etapa deste momento, ficando atento apenas para que essa fase não dure mais tempo que o considerado normal.

Coloque-se como centro de sua própria vida

Terminar um relacionamento pode ser doloroso, mas também existe um lado extraordinário associado a este momento: 

o término abre espaço, tempo e infinitas possibilidades para que você possa se reinventar e se encontrar consigo mesmo.

É muito comum que, após anos de relação, os hábitos das pessoas envolvidas se misturem, já que é preciso ceder em muitas coisas para que os interesses e vontades de ambos possam ser realizados.

Quando a pessoa está só, ela consegue focar em seu desenvolvimento pessoal, dedicando a seus próprios projetos e hobbies. 

Portanto, aproveite o momento para sair, conhecer pessoas novas, fazer um curso de seu interesse, viajar ou aprender uma nova língua. Foque em si mesmo e nas coisas que você deseja realizar.

Invista em autoconhecimento

Ficar com baixa autoestima é uma consequência da falta de autoconhecimento. 

Uma pessoa que se conhece profundamente sabe que carrega aspectos positivos e outros que precisam ser trabalhados, e é perfeitamente capaz de lidar com suas imperfeições. 

O autoconhecimento possibilita valorizar potenciais e minimizar limitações, sendo um processo fundamental para elevar a autoestima.

Cuide da alimentação e faça exercícios

Conhecida como o “hormônio do amor”, a ocitocina é uma substância que pode cair drasticamente no organismo quando uma pessoa está passando por uma decepção amorosa. 

A dopamina, por sua vez, é responsável pela sensação de prazer, recompensa e bem-estar. 

A melhor forma de elevar os níveis dessas substâncias e turbinar sua autoestima é por meio da realização de exercícios físicos e adoção de uma alimentação saudável e equilibrada.




Eliana Fagundes
Psicoterapeuta Quântica

Membro da Asiteq

Contato: 17 991498507

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO OS PROCESSOS TERAPÊUTICOS PODEM AJUDAR NO MEU RELACIONAMENTO?

  Primeiro vamos entender o que é um processo terapêutico! Quando falamos em processo terapêutico surgem diversas dúvidas. Não saber o que...